sexta-feira, 14 de setembro de 2012

DIA DO IDOSO 27/09 TROVADORES URBANOS CANTAM EM 10 ASILOS DA CIDADE

DIA NACIONAL DO IDOSO
27 DE SETEMBRO
Trovadores Urbanos fazem homenagens aos idosos da cidade de SP


Os Trovadores Urbanos vão fazer uma homenagem aos idosos da cidade no dia 27 de Setembro, dia nacional do idoso.
Com 22 anos de carreira, os seresteiros são especializados em músicas antigas e nesse dia vão relembrar grandes clássicos da MPB     em 10 asilos da cidade.
Músicas de Pixinguinha , Noel Rosa, Ary Barroso, Tom Jobim, Braguinha, Chico Alves, Silvio Caldas.    Músicas que fizeram sucesso na voz de Nelson Gonçalves,  Orlando Silva, entre outros .
Serão relembrados também    grandes momentos de carnaval, com  as histórias das marchinhas ,  de “Oh , Abre Alas” , Chiquinha Gonzaga  a “Bandeira Branca  “  - Max Nunes
Alegria e boas recordações  !
O  cantar na Terceira Idade pode proporcionar a descoberta de novas possibilidades  , pois existem atividades que deixamos de vivenciar no decorrer de nossas vidas por falta de tempo, pelo acúmulo de stress aliado à necessidade de sobrevivência e, até mesmo, por não termos acesso ou oportunidade.”
Segundo especialistas, o cantar é  meio para auto-expressão e auto-realização; as canções revelam a “subjetividade / existencialidade interna do ser”;  quem canta  tem expectativas para o futuro   .      

SOBRE IDOSOS NO BRASIL E SÃO PAULO


Segundo o ultimo Censo do IBGE,   há  quase 20 milhões de idosos no Brasil, . Segundo o Instituto, o país está  , nos últimos anos ,em processo de envelhecimento populacional

E  a cidade de  São Paulo está envelhecendo   Não porque a cidade está próxima de completar cinco séculos de fundação. Mas por sua população, cada vez mais amadurecida. Nos últimos dez anos, o número de paulistanos com 60 anos ou mais subiu 35% e chegou a 1,3 milhão. E a tendência trará uma mudança simbólica em breve, quando a população idosa vai superar a de crianças e jovens até 14 anos.

Pela projeção da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade),  , esse fenômeno ocorrerá em 2024. Será quando, pela primeira vez desde que há levantamentos do tipo, o contingente da terceira idade (que será de 2,2 milhões) ultrapassará o de crianças (de 2,13 milhões). Além da tendência de alta entre os mais velhos, a população mais nova (de 0 a 14 anos) começa a diminuir a partir do ano que vem, quando somará 2,63 milhões, 200 mil a menos que hoje. A metrópole terá de se adaptar a esse cenário.



SERENATAS EM 10 ASILOS DA CIDADE DE SÃO PAULO – programação  - 27/09   - em vários horários
*a programação será enviada na semana do evento   


SOBRE OS TROVADORES URBANOS   
O quarteto vocal Trovadores Urbanos iniciou a carreira em 1990, com shows por todo o Brasil, além de quatro turnês internacionais: representou a cidade de São Paulo na Expo-Lisboa (1998)  e na Expo –Zaragoza, fez shows pela França durante 30 dias; participou do Festival de Música em Guimarães, Portugal, além de uma feira internacional nos Emirados Árabes. Os Trovadores Urbanos têm 7 CDs lançados: Trovadores Urbanos (1994), Serenata (1996), Brejeiro (1998), Canções Paulistas (2000) , Copacabana (2003), Canções Paulistas ao Vivo – CD e DVD (2007), este último com a participação de Guilherme Arantes e Toquinho. E o sétimo, Amor até o Fim,  em 2010  .

Sílvio Caldas teve participação especial na carreira do grupo. Juntos, fizeram temporadas pelo Brasil, além da participação do "Caboclinho Querido" no CD Serenata.
Os Trovadores Urbanos também  dividiram   o palco com artistas como Jair Rodrigues, Inesita Barroso, Paulo Vanzolini, Alaíde Costa, Cauby Peixoto, Demônios da Garôa, Familia Caymmi, Walter Franco, Germano Mathias, Bob Nelson, Toquinho, Guilherme Arantes, Célia, entre outros. Além de estar sempre em evidência na mídia nacional, o grupo participou das novelas Vila Madalena, O Cravo e a Rosa, e em duas faixas do CD da mini-série Um Só Coração, da TV Globo, além da coletânea Acerto de Contas, de Paulo Vanzolini.

Na carreira de discos e shows, presenças especiais do produtor musical Zuza Homem de Mello,  dos diretores artísticos Myrian Muniz, Cris Ferri,  e Tito Teijito,  o diretor musical  Mauricio Maestro (do grupo Boca Livre), Italo Peron, e Pichu Borreli. Conhecidos como "Os Seresteiros do Brasil”, os Trovadores Urbanos fizeram mais de 100 mil serenatas pelo Brasil e pelo mundo, com histórias cheias de emoção e alegria. Homenagearam personalidades como Xuxa, Antonio Fagundes, Eliana, Silvio Caldas, Regina Duarte, Adriane Galisteu, entre muitos outros.

Em 2011 , os Trovadores Urbanos participaram do Edital Cultural Sesi, com shows em  nove cidades paulistas , além da turnê  Cantando por um mundo melhor, em 15 cidades paulistas. A nova turnê do grupo se chama SINFONIA SERESTEIRA , e levará a Bachiana do João Carlos Martins e os seresteiros para 15 festivais de seresta do Brasil. E desde 2010, a  Seresta de Sexta, evento semanal e gratuito da casa dos Trovadores, em Perdizes, atrai espectadores de várias cidades. O repertório e a decoração do sobrado em Perdizes se adaptam às principais datas comemorativas do ano – Carnaval, Dia das Mães, Dia dos Namorados e Natal.

O  Instituto Trovadores Urbanos, inicia em Setembro dois polos de musicalização para crianças carentes em Diadema e Cidade Ademar,       replicando o projeto dos Trovadores Mirins, grupo formado por 30 crianças de cinco a doze anos, sob a batuta de Lucila Novaes e Cris Ferri
Os  Trovadores Mirins  estão em estúdio gravando o cd Paulistinhas, com as mais belas canções para crianças de compositores paulistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário