quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

TROVADORES URBANOS EM “DE ABRE ALAS À BANDEIRA BRANCA”




A SERESTA DE SEXTA dos Trovadores Urbanos vai estar em ritmo de carnaval no dia 6 de fevereiro.
O evento semanal dos Trovadores Urbanos volta com força e a temporada vai até o final do ano.
Todas as sextas, de 20h as 21h30,    seresta gratuita   para o publico paulistano.

Segundo Maida Novaes, coordenadora e cantora,  o repertório trará marchinhas antigas de carnaval e curiosidades sobre os  famosos concursos de antigamente.


SOBRE OS CONCURSOS

Chiquinha Gonzaga deu o grito inicial com Ô Abre-Alas, em 1889, e a folia durou até os anos 70. No país do samba, as marchinhas dominavam o Carnaval.
Além de passear pela cronologia das marchas,  os Trovadores contarão as curiosidades sobre os famosos concursos de marchinhas carnavalescas na década de 30 e as polêmicas que existiam, incluindo a venda de canções.

Algumas   histórias:
- Silvio Caldas ganha o concurso de carnaval com Linda Morena, de Braguinha. O concurso foi anulado, e Jardineira, que era o primeiro lugar, acabou ficando em segundo. 1936.
- Em 1930,    três marchinhas bateram recorde de vendagem de discos: "Ta Hí", de Joubert de Carvalho, "Dá nela", de Ary Barroso e "Na Pavuna", de Candoca da Anunciação e Almirante. "Dá nela" foi a vencedora do concurso promovido pela gravadora Odeon para coroar a melhor música de carnaval de 1930. Com os cinco contos de réis que ganhou, Ary pode concluir o bacharelado em direito e se casar.

- Dá nela: foi premiada em primeiro lugar no concurso instituído pela fábrica de discos Odeon, para escolher as melhores músicas de carnaval de 1930. O autor - Ary Barroso ganhou cinco contos de réis, o que o permitiu comprar seu anel de grau (bacharel em direito) e casar.

- Pra você gostar de mim: mais conhecida como Taí, foi a música que marcou o primeiro sucesso de Carmen Miranda e a consagrou pelo resto da vida.

- Se você jurar: No carnaval de 1931,    a música  "Se você Jurar ” foi defendida pelos seus  compositores Ismael Silva e Nilton Bastos e Francisco Akves,  num concurso de sambas e marchinhas de carnaval promovido pela Casa Edson. A autoria deste samba também é envolta em polêmicas. Ismael Silva e Nílton Bastos, do Estácio, fizeram um acordo com o cantor: tudo que ele gravasse da dupla seria dos três, e em troca Chico gravaria as músicas. Quando Nílton Bastos morreu, Noel Rosa entrou em seu lugar. Mas depois que ficaram famosos, tanto Ismael quanto Noel brigaram com Chico, alegando que este era mesquinho, explorador, frio e insensível. Como Chico trabalhava com carros, e Noel queria comprar um, mas não tinha meios, o cantor ofereceu-lhe um carro "baratinho, que podia ser pago em sambas". E, proposta aceita, custou muito cara ao compositor.

 
SOBRE A SERESTA DE SEXTA

Promovida  pelos  Trovadores Urbanos,   a  “Seresta de Sexta”  acontece desde 2010, sempre às sextas feiras.
As apresentações, com voz e violão, geralmente feitas por uma dupla de trovadores, começam na charmosa varanda da casa, que também é o escritório do grupo. Conforme as pessoas vão chegando e se juntando na calçada, com o clima romântico dominando o lugar, os músicos descem para ficar mais próximos do público e terminam a apresentação com canções que podem ser escolhidas por qualquer dos presentes.
O repertório  traz canções brasileiras, serestas, sambas, marchinhas de carnaval,  num cardápio variadíssimo e muito animado  .
A Seresta de sexta acontecerá   até o final do ano, todas as sextas, de 20h00 às 21h30  , na Casa dos Trovadores Urbanos.

Endereço: Rua Aimberê, 651, Perdizes.
Funcionamento:  sextas  de 2015, até 18  de Dezembro.
Horário:  de  20h   às 21h30
Gratuito.
Telefone:  (11)2595 0100

Nenhum comentário:

Postar um comentário