sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

TROVADORES URBANOS EM “DE ABRE ALAS À BANDEIRA BRANCA”



A SERESTA DE SEXTA dos Trovadores Urbanos vai estar em ritmo de carnaval durante todo o mês de fevereiro.
O evento semanal dos Trovadores Urbanos volta com força e a temporada vai até o final do ano.
Todas as sextas, de 20h as 21h30,  seresta   gratuita para o publico paulistano.
Segundo Maida Novaes, coordenadora e cantora,  o repertório trará marchinhas antigas de carnaval e curiosidades sobre os  famosos concursos de antigamente
Sobre os concursos
Chiquinha Gonzaga deu o grito inicial com Ô Abre-Alas, em 1889, e a folia durou até os anos 70 .No país do samba, as marchinhas dominavam o Carnaval.
Com letras simples, alegres e cheias de malícia, elas retratavam situações atemporais (como “Lata d’água”), contavam casos de amor (“Pierrot Apaixonado”), propagavam um divertido ufanismo (“Yes, nós temos bananas”) e faziam declarações às mulatas brasileiras (“O teu cabelo não nega”).
O auge da História do Carnaval cantada, está nas décadas de 1930 e 1940 com a disputa acirrada entre compositores e intérpretes como Lamartine Babo, Ary Barroso, Carmem Miranda, Noel Rosa, Silvio Caldas, João de Barro, Ataulpho Alves e Dorival Caymmi.
Músicas feitas para emplacar nos bailes e muitas vezes maliciosas. Esta última característica fez com que a produção nessa área diminuísse durante o regime militar, até esmorecer no final da década de 70.
Uma das últimas expressões do gênero, considerada  “A última grande marchinha ” foi Bandeira Branca (composição de Max Nunes e Laércio Alves gravada por Dalva de Oliveira), de 1970.
É essa a história que pretende cantar e contar o grupo “TROVADORES URBANOS”. Além de passear pela cronologia das marchas, contará também,  curiosidades sobre os famosos concursos de marchinhas carnavalescas na década de 30 e as polêmicas que existiam, incluindo a venda de canções.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

TROVADORES URBANOS NO ESPAÇO CULTURAL RIO VERDE


 Canções Paulistas com feijoada das Tias Baianas Paulistas
Próximo Domingo, 22/01/2012 , 14 horas
Em Comemoração ao Aniversário de São Paulo.

O evento será uma grande homenagem aos compositores de SP e a feijoada será servida pelas Tias Baianas Paulistas que é um grupo de senhoras que são da ala das baianas das mais diversas escolas de samba de sp.

ESPAÇO CULTURAL RIO VERDE
Rua Belmiro Braga, 119 - Pinheiros